sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Fibrocimento


FIBROCIMENTO


O fibrocimento é amplamente utilizado para diversos materiais de construção civil como caixas-d’água, paredes pré-fabricadas, chapas onduladas, telhas, entre outros. No Brasil, a fabricação desse produto chega a 2,5 milhões de toneladas por ano, correspondente a um mercado de aproximadamente R$ 2 bilhões.


Fig. 1 Telha de fibrocimento – fonte: Fórum da Construção

É um material composto por Cimento Portland e 10 a 15% de fibra de amianto e outras fibras minerais, sintéticas e vegetais.


Fig. 2 Fibras de amianto em estado natural – fonte: Imbralit

Devido ao amianto anfibólio ter sido considerado um agente nocivo a saúde, o Brasil só tolera a fabricação do fibrocimento com amianto crisotila (também chamado de amianto branco).
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um material alternativo para substituir o amianto na fabricação de telhas e caixas d’água, sem pôr em risco a saúde de quem trabalha na produção. O novo composto, que atende pelo nome técnico de fibrocimento vegetal, é feito de uma mistura de cimento, resíduos siderúrgicos (escória) e fibras vegetais (de bananeira, sisal, coco, eucalipto ou outras plantas) e sintéticas. A USP já está solicitando o patenteamento do produto e dos processos de fabricação.
Vídeo: Fibrocimento - fonte: Youtube


Equipe 5: Filipe Moraes, Jaqueline Freitas, Kelvin Joshua, Letícia Passos, Thananda Barreto e Thati Ana Keppel






Nenhum comentário:

Postar um comentário