quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Habitações em Estrutura Metálica

 Módulo Habitacional em Estrutura Metálica

Projetando a casa como uma "máquina de morar", os arquitetos da MS.Arch projetaram um módulo habitacional que pudesse servir de base de pensamento para a moradia contemporânea. Estes módulos podem ser agrupados lado a lado, como neste caso, ou verticalmente, com a inserção de elevadores.
A intenção é limpar o projeto de todo e qualquer adorno dispensável para manter somente o essencial.
Foram projetados dois módulos habitacionais semelhantes : o primeiro, (módulo A), consiste em um bloco de 10 metros de frente por 12 metros de profundidade, com quatro "vivendas" de área aproximadamente igual a 50 metros quadrados, de planta livre, dispostas em dois andares iguais e unidas pela circulação conjunta em escada. Essas quatro vivendas podem ser agrupadas de duas formas: unem-se duas no mesmo andar, ou uma em cada andar, criando um apartamento duplex.
A estrutura foi projetada como uma malha de perfis I, soltas das vedações, em drywall. A distância entre os pisos acabados é de 3 metros, incluindo a garagem, no térreo. A estrutura foi projetada para adaptar o módulo em diferentes tipos de terreno: em áreas planas, a garagem ficaria totalmente aberta. Em caso de terrenos com topografia acidentada, os pilares da garagem podem ser aproveitados como estrutura de um arrimo a ser criado com pedra.
Para sustentar as lajes pré moldadas, perfis I em altura menor que os externos, para que seja possível embutir a laje, o contrapiso e o piso, de forma a não aparecerem nas fachadas. Os forros são alinhados pelas mesas inferiores das vigas, criando um espaço suficiente para embutimento de luminárias e tubulações em geral. Na última laje uma camada de impermeabilizante e argila expandida protegem o segundo pavimento do superaquecimento.
 Os caixilhos são de vidro e madeira, modulados em três peças iguais, de forma a permitir a localização do banheiro de acordo com a vontade ou necessidade do morador. Sustentados pelas vigas externas, grandes venezianas na mesma modulação protegem o interior da iluminação excessiva (face norte). Essas venezianas tanto correm como funcionam como brises: suas palhetas giram até 45 graus.
A fachada do conjunto de vários módulos mostra a flexibilidade de implantação: podem ser criados, entre os módulos, áreas de circulação ou jardins, e estes módulos podem ainda ser agrupados de dois em dois ou três em três de forma a criar módulos maiores.
(Clique na imagem para ampliá-la.)
O segundo módulo (módulo B) foi projetado com o conceito estrutural da módulo A. Porém , por ser um apartamento maior - aproximadamente 150 metros quadrados - tem uma planta muito mais compartimentada, destinada ao uso familiar. A divisão dos ambientes foi feita em faixas setorizadas: quartos na frente (face norte), serviços atrás (face sul) e social ente as duas, criando uma faixa que se abre para todos os lados e cria vazios à procura de iluminação e ventilação naturais.
O conceito de janelas de vidro e venezianas-brises continua o mesmo do módulo anterior, porém desta vez os quartos são projetados para a frente, ficando a abertura da sala recuada em uma cortina de vidro.

  < Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário