sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A Alvenaria Estrutural



A ALVENARIA ESTRUTURAL é um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, ou seja, os próprios blocos de concreto.
No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, encarregados de receber o peso da obra. Aqui, pilares e vigas são desnecessários, pois as paredes – chamadas portantes – distribuem a carga uniformemente ao longo da fundação.



- ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS CERÂMICOS

A alvenaria estrutural cerâmica é uma tecnologia construtiva tradicional, utilizada a milhares de anos. Nos últimos 30 anos, a alvenaria estrutural apresentou grandes e visíveis avanços, tornando-se um processo construtivo racionalizado com normas técnicas consistentes e razoavelmente amplas.
A alvenaria estrutural é definida como um processo construtivo em que as paredes são elementos resistentes compostos por blocos, unidos por juntas de argamassa capazes de resistir a outras cargas, além do seu peso próprio (PENTEADO, 2003; CAVALHEIRO, 2006). Ela pode ser protendida (CAMACHO, 2006), armada ou não armada. É também conceituada como um processo construtivo que se caracteriza pelo emprego de paredes de alvenaria e lajes enrijecedoras como estrutura suporte de edificios e dimensionada a partir de um cálculo racional e de confiabilidade determinável (SABBATINI, 2003; FRANCO, 1992; CAVALHEIRO, 2006).
Utiliza como estrutura as próprias paredes. Portanto difere das estruturas convencionais de concreto armado pelo fato de não necessitar de vigas e pilares, ou seja não tem uma estrutura de elementos lineares, posteriormente preenchido por paredes de vedação.
Para a execução das paredes, o emprego de blocos com dimensões e resistência adequadas ao projeto é fundamental. Além disso, estas unidades devem ser moduladas, isto é, devem apresentar relações apropriadas entre suas medidas, para possibilitar definida amarração entre elas. A partir destas, chega-se a uma planta com coordenação modular incrementando a racionalização do sistema.
O bloco com vazados na vertical confere facilidades nos processos de alvenaria estrutural, os vazados diminuem a massa dos blocos, permitindo peças de maiores dimensões, possibilitando economia de argamassa de assentamento, além de possibilitar a passagem das instalações, assim, a produtividade no levantamento de paredes aumenta consideravelmente.
As familias sâo constituidas do bloco, do meio bloco e do bloco e meio, bem como de peças complemantares para respaldo, vergas e contravergas, chamadas canaletas. É importante salientar que estes blocos são assentados, usualmente, com argamassa mista de cimento, cal e areia, de resistência e consistência adequadas ao projeto e à técnica de argamassamento empregada.
A alvenaria estrutural tem grande capacidade resistente à compressão e assim, em geral, não precisa armadura. Neste caso estamos diante da alvenaria estrutural não armada. Mas forças laterais, como as originadas da ação do vento, ou excentricidades de cargas, podem conduzir à tração nas paredes. Neste caso deve-se colocar barras de aço, devidamente calculadas, nos vazados de determinados blocos, os quais são posteriormente preenchidos com graute, uma espécie de micro-concreto neste caso estamos diante da alvenaria estrutural armada.
Mas mesmo na alvenaria estrutural não armada é recomendável a colocação de armadura construtiva leve, em pontos estratégicos das paredes, para conferir ductibilidade ao conjunto e evitar assim possíveis patologias ou mesmo danos de ações imprevisíveis.
Economia, segurança, qualidade e rapidez de execução, permitem à alvenaria estrutural adequar-se tanto a obras populares como de padrões mais elevados. O desenvolvimento de pesquisas, formação de profissionais habilitados nas universidades e de fabricantes de blocos com modernas tecnologias de produção, são suportes importantes para assegurar a permanência e o desenvolvimento deste importante sistema construtivo no Brasil.



- ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS DE CONCRETO

 ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS DE CONCRETO elimina-se a estrutura convencional, o que conduz a importante simplificação do processo construtivo, reduzindo etapas e mão-de-obra, com conseqüente redução do tempo de execução e dos custos.
A utilização desse sistema permite diminuição significativa no custo total da obra. Bem utilizado, o sistema pode baratear a construção em média 30%, em relação ao sistema convencional de estrutura em concreto armado, conforme ilustra as diversas fotos dessa página e a lista de vantagens do sistema mais adiante.
Hoje nos EUA, Inglaterra, Alemanha e muitos outros países, a Alvenaria Estrutural atinge níveis de cálculo, execução e controle similares às aplicadas na estrutura de aço e concreto, constituindo num econômico e competitivo sistema racionalizado, versátil e de fácil industrialização.
ECONOMIA, SEGURANÇA, QUALIDADE e RAPIDEZ DE EXECUÇÃO, permitem à Alvenaria Estrutural adequar-se tanto a obras populares como de padrões mais elevados. O projeto Cingapura, de verticalização de favelas de São Paulo, tem hoje cerca de 14 mil unidades em prédios de 5 ou mais pavimentos, construídos em Alvenaria Estrutural. Por outro lado, inúmeros edifícios, de padrões médio e alto, podem ser vistos em bairros nobres da capital paulista.
Enfim, é possível desenvolver um sistema racionalizado que resulta na melhoria da qualidade do produto final e em significativa economia na obra.


VANTAGENS da utilização do sistema de Alvenaria Estrutural de Blocos de Concreto na execução de sua obra, gerando uma redução média de custo de 30%:

1   - Economia de fôrmas, armaduras e concreto
2   - Redução de mão-de-obra e tipos de materiais
3   - Facilidade de projeto, detalhamento e supervisão da obra
4   - Técnica de execução simplificada
5   - Eliminação de rasgos para embutir instalações
6   - Redução do resserviço e do retorno ao imóvel para corrigir falhas
7   - Redução de espessuras de revestimentos
8   - Resistência ao fogo, bom isolamento térmico e acústico
9   - Durável, exige pouca manutenção
10 - Racionalização da execução das obras e maior velocidade
11 - Redução de quebras, desperdícios e entulho na obra
12 - Os blocos de concreto podem ser produzidos em resistências variadas
13 - Podem ser produzidos com diferentes formas, cores e texturas
14 - Possuem vazados de grandes dimensões que permitem a passagem de tubulação elétrica e, em alguns casos, sanitárias
15 - Apresentam baixíssima variação de dimensões, evitando desperdícios por quebras em obra

VIDEOS
https://www.youtube.com/watch?v=4H06MXGmYak

Aluno(a)s:Gabriel Guedes
Jessica Rocha
Gabriela Amazonas
Fernanda Castro
Maíra Botelho
Matheus kazuo
Marcelli Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário