quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Edificações de Concreto Protendido

Edificações de Concreto Protendido
Grupo 02: Abigail Queiroz; Érika Leocadio; Leonardo Silva; Lucas Lavareda; Sylvia Anselmo; Victor Hara; Yasmin Nogueira. (IEDF-21)


          Com a estabilidade econômica oferecida pelo país de uns tempos pra cá, o mercado da construção civil alavancou e fortificou-se. Há uma demanda muito grande por projetistas experientes e de uma maneira geral conhecimentos específicos na área da estrutura de concreto armado e protendido.

          O concreto protendido permite a obtenção de grandes vãos por suportar uma carga maior do que o concreto armado, mesmo considerando a utilização de viga da mesma altura e em uma mesma área de construção. Ou, em outra configuração, é possível dimensionar viga protendida com a metade da altura, o que resulta em leveza da estrutura.


          Atualmente, o concreto protendido é amplamente utilizado em edificações, barragens para segurar comportas, pontes e viadutos de todos os tipos, pistas de aeroportos, piscinas, estações de tratamento de esgoto, reservatórios de água, silos, tirantes para contenção provisória ou definitiva, pré-fabricados de concreto, estacas para fundações, postes para redes de energia elétrica, vigotas para laje, pré-lajes, mourões, vigas, telhas, pisos industriais, entre diversas outras possibilidades.


Seguem em anexo, alguns links de vídeos sobre concreto protendido -

a) Vídeo 1-


b) Vídeo 2 -

c) Vídeo 3 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário