quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Neoprene


Neoprene??? O que é isso????

junta de neoprene
O neoprene é um elastômero resultante da combinação de uma fatia de borracha de policloropeno expandida sob alta pressão e temperatura, que quando vulcanizada é revestida com tecido dos dois lados ou de apenas um lado. Tem como características a flexibilidade, elasticidade, resistência, proteção térmica e é higiênico, podendo ser lavado após uso.
Os vulcanizados de neoprene apresentam boas características mecânicas e uma boa elasticidade a temperaturas baixas da ordem dos -40 °C, para além de serem muito pouco inflamáveis e apresentarem uma boa resistência a temperaturas por 100 °C ou, por breves períodos, de 120 °C. Aproximando-se da permeabilidade das borrachas de acrilonitrilo butadieno (NBR). Além disso, apresentam uma boa resistência química aos óleos parafínicos, uma média resistência química aos óleos nafténicos e hidrocarbonetos.
Por possuir grandes qualidade o neoprene pode ser fabricado em várias dimensões, de acordo com as normas do projeto. Graças a essa versatilidade o material passou a ser empregado no desenvolvimento de apoios de neoprene exclusivos e que certamente irão garantir um bom andamento durante a obra e máxima segurança após a finalização. A necessidade do uso de aparelhos de apoio de neoprene ocorre porque quando duas peças estruturais se apoiam uma sobre a outra, elas podem girar ou deslizar uma em relação à outra. 
Estes movimentos nem sempre podem ser absorvidos por alguma das duas peças, sendo necessário, para isso, um elemento intermediário entre elas, que é o aparelho de apoio.
 Os aparelhos de apoio de neoprene são desenvolvidos de forma a transferir esforços para o apoio de uma estrutura, respeitando as condições de estabilidade e movimentação previstas em seu projeto. Seu uso mais comum é para o apoio de superestruturas de pontes e viadutos, onde o uso dos aparelhos entre vigas e pilares possibilita a movimentação natural existente entre estes dois elementos, absorvendo os esforços horizontais e de rotações e transmitindo aos pilares os esforços verticais.

neoprene utilizado em ponte
Os tipos de neoprene fabricados são: neoprene simples, neoprene fretados (Aparelhos de apoio laminados. Mais comum na construção civil, em viadutos, passarelas, pontos ferroviários e rodoviárias. São feitos com aço carbono estrutural CF 2), neoprene deslizantes (Possuem uma placa de teflon (politetrafluoretileno ptfe) fixado ao elastômero fretado, permitindo deslizamento da superestrutura. Também pode ser feito com aço inox.), e o neoprene com abas (Desenvolvido para atender a necessidade do cliente cuja finalidade é de nivelamento do aparelho com preenchimento de groout (epoxi).)



Um comentário: