segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pneus Reciclados na Construção

Pneus reciclados como agregados ou adição

Usados como agregados na construção civil, os pneus reciclados podem ser utilizados tanto em edificações como na produção de concretos específicos, como o asfáltico.  Numa visão mais ampla, eles conferem à obra isolamento estrutural, o que impede a propagação de tensões.
Apesar de apresentar redução na resistência a compressões, o concreto com adição de borracha ainda é viável para a construção civil. Exemplo disso seria o uso da borracha de pneu utilizada como adição em concretos para edificações, como prédios e pontes, e em concreto asfáltico. A borracha aumenta a elasticidade do concreto e, com isso, diminui o desgaste causado pelo peso em movimentação sobre o asfalto e, em regiões de constantes abalos sísmicos, absorve os impactos e diminui os riscos de desabamento das edificações. E também concretos que utilizam borracha reciclada com certos tratamentos químicos apresentam menor absorção de água e maior resistência à ação de ácidos.
O uso da borracha de pneu como aditivo em concreto ainda tem um custo um pouco elevado por causa dos tratamentos necessários ao produto, porém, é um material alternativo para a produção de um cimento que traz benefícios ao meio ambiente, pois diminui a quantidade de resíduos poluentes de borracha, e à engenharia, pois constitui um avanço tecnológico considerável nessa área.


Figura 1: Asfalto com adição de resíduos de pneus

Grupo 02: Ana Caroline Souza, Elizabete Nunes, Gabriele Marinho, Ketlen Cavalcante, Paloma Sahdo e Sara Cardoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário