quinta-feira, 18 de julho de 2013


Peças Decorativas de Gesso

Um ótimo material para a confecção de peças artesanais e para ser utilizado na decoração de interiores, o gesso não é difícil de preparar e, apesar de endurecer muito rapidamente, ele permite que você o esculpa depois de rígido, com uma faca, martelo, serrote, chave de fenda, ou grosa.
O gesso é um material razoavelmente barato e tem uma utilização muito boa na construção de modelos diversos. O objeto feito em gesso pode durar muitos anos. Pintado, encerado, envernizado, resinado, metalizado… liso ou com relevos, como sancas, molduras para tetos, colunas, placas para composição de paredes e forros rebaixados em vários pedaços encaixados, ou em peça única, é um maravilhoso material para também desenvolver a criatividade artística (esculturas, baixos e altos relevos, objetos utilitários, etc.)
Materiais necessários:
  • água potável: deve ser sempre limpa.
  • bacia de plástico: deve ser de plástico ou borracha, para facilitar a sua limpeza.
  • batedor: poderá ser uma colher, garfo, espátula (qualquer tipo de misturador de metal).
  • gesso em pó: deve ser o stucco (normal, usado na construção civil), de boa qualidade e recentemente fabricado. As grandes lojas de materiais de construção são o melhor lugar para comprar pela alta rotatividade de estoque.
  • espátula: é muito útil para raspar os restos de gesso endurecido e as ferramentas.
  • lixeira: é o recipiente para onde irão todas as sobras do material.
Atenção: Nunca faça um novo gesso numa bacia que contenha restos de um gesso anterior. 

Como fazer o gesso:
  1. Colocar um pouco de água limpa (na temperatura ambiente) no fundo de um recipiente. Sempre a água em primeiro lugar, depois o gesso.
  2. A seguir derramar na água (com a mão) o pó de gesso, como se estivesse peneirando, até formar uma ilha.
  3. Deixe repousar por um ou dois minutos a fim de absorver bem toda a água, depois misturar com vigor. Quando a mistura estiver homogênea e sem caroços, o gesso estará pronto para ser usado. Agora você terá apenas alguns minutos para aplicá-lo e, se por acaso endurecer (ou quase) antes, jogue fora.
  4. Por esta razão (rapidez) é que se trabalha sempre com pequenas porções. É natural que o gesso aqueça durante o processo de endurecimento. Vai-se agregando camadas e mais camadas, até ficar na espessura desejada. Uma massa feita de pó de gesso, água e “estopa” ou “SISAL” pode ser usada para reforçar.








Gesso em decoração de ambientes

O gesso é uma ótima opção para decoração de sala, pois é versátil, econômico e fácil de ser aplicado. 
 Além de decorar o ambiente, ele pode esconder ferragens e vigas, com forros lisos ou com detalhes. O gesso combina com qualquer tipo de residência e pode ter um estilo  decorativo clássico ou moderno, valorizando o espaço, mesmo que ele seja pequeno, pois ele aumenta o campo de visão.
Os forros de gesso podem decorar um ambiente através de sanca, iluminação embutida, vitrais, colunas, entre outros. A sanca é uma moldura em gesso que pode ser aplicada em paredes, rodameio, rodapés, portas, tetos, vidros jateados e rodatetos. Pode ser aberta ou fechada, com vários desenhos e formatos, iluminação direta ou indireta, espessuras e linhas. Apesar de ser colocada geralmente na cor branca, algumas pessoas solcitam uma cor forte para uma decoração mais moderna e contemporânea.


Grupo:
 Brenda Cavalcanti
Emilly Araújo
 Gabriela Gusmão
Juliana Stéfanny
Juliana Ventura
Liz Karen
Tayná Trajano

Nenhum comentário:

Postar um comentário