sexta-feira, 12 de julho de 2013

Casa de Plástico




Desde que o plástico foi inventado em 1862 tem passado por mudanças em sua composição química e industrialização, um material que substitui materiais caros é impermeável e durável, quase “indestrutível”. Mas o plástico não é biodegradável, fator que o torna um problema ambiental quando descartado pela sociedade.

Fonte: Impacto Protensão

Fonte: Impacto Protensão
Uma das alternativas para diminuir a degradação ambiental gerada por resíduos plásticos é a reciclagem. E foi por meio da reciclagem de polímeros e estudos que o Engenheiro Joaquim Antonio Caracas idealizou e desenvolveu a casa de PEAD (Poliuretano de Alta Densidade) 100% reciclada, visando à preservação ambiental. A casa é uma opção de moradia popular ou de luxo 30% mais barata que uma moradia convencional. Inovadora, processo construtivo modernizado, racionalização no canteiro de obras e dispensa mão de obra especializada, pois a montagem é simples. A casa que parece um brinquedo é resistente às intempéries, é montada em uma estrutura com perfis de plástico e reforço estrutural em aço e fica pronta para morar em menos de uma semana, dependendo do projeto. É composta de placas plásticas que têm uma face lisa e a outra nervurada e são preenchidas com EPS ou espuma de poliuretano que garantem o conforto térmico e acústico. Devido à posição em que as placas são montadas nos perfis a casa se torna impermeável, o sistema hidráulico é montado de forma convencional e colocado entre as placas e o elétrico em canaletas aparentes ou embutidas no acabamento em gesso. O telhado pode ser de qualquer tipo, mas é preferível usar telhas de fibras vegetais.  






Outras opções bastante criativas são casas feitas de garrafas plásticas e PET, que são construídas em diversas partes do mundo e de maneiras diferente.



Fonte: Google
Na Nigéria as casas de garrafas PET são construídas com uma mistura de 1:6: 0,5 (1 de cimento, 6 de areia e 0,5 de cal) para as paredes e pilares, no lugar dos tijolos garrafas PET enchidas com lama. Testes realizados indicam que a casa é segura e suporta até abalos sísmicos, além de manter a temperatura interna em 17°C a casa é 40% a 60% mais barata que casas tradicionais.
Fonte: Google








 




La Casita Encantada é o apelido da casa de um criativo casal de El Salvador, feita de garrafas plásticas e madeira extraída da vegetação local, recebe a visita de profissionais e curiosos do mundo inteiro. 


Fonte: Google
Fonte: Google
 



















Em Taiwan uma edificação bem mais sofisticada foi projetada e desenvolvida pela construtora sustentável Miniwiz Sustainable Energy Developments, utilizando o lixo plástico. É o EcoArk, resistente ao fogo, terremotos e tufões. Com altura equivalente a um prédio de nove andares, tem a metade do peso de um prédio convencional de mesmas proporções. Foram utilizadas 1,5 milhões de garrafas PET recicladas.










 
O plástico é um material incrível, sozinho ou combinado com outros materiais pode vir a ser o material das habitações do futuro, ajudando o planeta!



Fonte: NetGeo, Impacto Protensão, Google, Youtube



Equipe: 

Gabriel Sales
Regina Braga
Tatiana Apoliano
Viviane Nascimento
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário