quarta-feira, 17 de julho de 2013


Painéis Solares

                         
                      Painéis solares são, basicamente, dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. O dispositivo também é conhecido como “Painel Solar Fotovoltaico”. A sua composição consiste em células fotovoltaicas, estas com a propriedade de ter sensibilidade de absorver a energia solar e gerar a eletricidade em duas camadas opostas. Cada uma dessas células é feita de um material semicondutor - material cuja condutividade elétrica aumenta quando exposto à radiação - processado de modo a conter um campo elétrico permanente que permite separar os elétrons gerados pela radiação. 
Fonte: Internet

               Cerca de 90% dos painéis solares instalados no mundo são feitos de silício cristalino. Existem ainda fabricantes que produzem painéis em silício amorfo. Os pequenos painéis que alimentam, por exemplo, algumas máquinas de calcular são de silício amorfo. Existem também alguns fabricantes que produzem os chamados painéis de filmes finos, utilizando células solares de materiais com o cadmium telluride (CdTe) ou o Cobre Indio Desilenio (CuInSe2 ou CIS).
             A capacidade que um painel solar pode gerar, depende de quão eficientemente converte a energia do sol. Um painel solar médio (em torno de um metro quadrado de área), pode gerar cerca de 100 watts.
           O tempo de vida de um painel solar pode-se estender por várias décadas. A maioria dos fabricantes oferece garantias de pelo menos  25 anos.
              Os preços dependem do fornecedor. O "preço de referência" é da ordem de 15 a 20 mil reais para uma instalação completa, o que corresponde a cerca de 250 kWh de energia por mês, que são necessários oito painéis para abastecer completamente a casa.
             A tecnologia empregada no painel solar ainda é de alto custo que, para tanto, para se tornar um produto popular, seria necessário mais incentivos do governo. Os painéis solares são considerados uma boa alternativa para a geração de energia limpa, como também acontece com a eólica. Os países de primeiro mundo são os que mais utilizam essa tecnologia. Para tanto, apesar do grande benefício para a população a tecnologia ainda é pouco usada em países mais pobres ou mesmo em desenvolvimento.
             Além de ser uma “energia limpa”, o painel solar também pode ser reciclado. Quando chegam ao fim de vida útil os painéis podem ser desmontados. As células (a parte mais importante e cara do painel) podem ser re-processadas e utilizadas de novo.  Os restantes materiais, como vidro, caixilho, cablagem etc, seguem o habitual circuito de reciclagem.


Fontes:


Equipe:
Ariel Santiago
Cristhian Costa
Paulo Henrique Alves
Taynah Costa

Um comentário:

  1. Bons artigos, Você já ouviu falar de LFDS (Le_Meridian Funding Service, E-mail: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: +1-9893943740--lfdsloans@lemeridianfds.com) é como serviço de financiamento nos EUA / Reino Unido que me concede um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e já os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos, embora goste de trabalhar com eles porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem dar qualquer tipo de empréstimo.

    ResponderExcluir