quarta-feira, 17 de julho de 2013

Iniciativa para a Sustentabilidade do Cimento (Pneus inservíveis)



Como todos sabem, o lixo de pneus inservíveis é um problema mundial já que anualmente são jogados cerca de 700 milhões de pneus velhos no meio ambiente, e cada pneu demora cerca de 600 anos para se decompor. Temos empregado os pneus inservíveis nas mais diversas situações, fazendo assim o reaproveitamento do pneu descartado, conseguindo minimizar custos e, principalmente, preservando o Meio Ambiente.

A Aplicação de Pneus Inservíveis na Construção Civil.
Um dos desafios a ser enfrentado na contemporaneidade é evitar que a escassez de recursos naturais ameace o crescimento econômico e humano da atual e futura geração.
Sabe-se que a indústria da construção civil, um dos setores importantes para o crescimento e desenvolvimento econômico de um país, além de grande empregador, contribui para degradar o meio ambiente ao consumir recursos naturais demasiadamente.
Segundo Matos & Wagner 70% dos materiais consumidos nos EUA vão para a construção.
Para reduzir a estatística que depõe contra a atividade, esta indústria precisa achar meios para mitigar a exploração desses recursos. Nos Estados Unidos, após devastadores incêndios de pneus que contaminaram ar, água e solo, “surgiu o interesse no desenvolvimento de pesquisas visando à reutilização de borracha de pneus em obras de engenharia.
A habitação construída com pneus inservíveis não utiliza o tijolo convencional e sim tijolo de pneu. O tijolo de pneu possui formato arredondado e é feito da banda de rodagem do pneu radial e convencional de qualquer veículo, independente do estado ou condição física do pneu. Segundo o idealizador da técnica, para cada pneu de um veículo de passeio, motocicleta ou pick-up, pode-se obter um tijolo de pneu. Também é aproveitável para essa finalidade pneus de carga e trator.

Técnicas Aplicadas a Reutilização e Reciclagem dos Pneus Inservíveis
O balanço ambiental do ciclo de vida do pneu, constituindo-se medidas paliativas e não sustentáveis de longo prazo. Nessa linha de sustentabilidade, na opinião do autor, ela somente será atingida a partir de práticas e procedimentos que promovam a mudança dos materiais que apresentem melhor potencial de reciclagem do que a borracha vulcanizada.

Eficiência do Processo Produtivo
Os pneus sofrem constantes modificações tecnológicas para ampliar sua vida útil.
Nesse sentido, do preparo dos componentes até sua vulcanização, fabricar pneus demanda um complexo processo que envolve equipamentos modernos, matéria-prima de qualidade e mão de obra qualificada, pois,do ponto de vista ambiental, a maior durabilidade é um aspecto positivo, pois diminui o volume de material a ser reaproveitado.





Vantagens:
• reduz o consumo das fontes naturais de agregados normalmente 
empregados em artefatos de cimento;
• reduz a sobrecarga em edificações, pelo fato de a borracha possuir uma densidade baixa.




Fontes:
http://www.reciclanip.com.br
http://www.cntdespoluir.org.br
http://www.reciclarepreciso.hpg.ig.com.br
http://www.youtube.com

Equipe:
Ilquelan Oliveira
Tiago Amancio
Vitor Lopes
Hebert Carvalho
Priscila Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário