quinta-feira, 18 de julho de 2013

Drywall


Drywall

palavra drywall  “parede seca”, que por sua vez representa a ideia de construção a seco, isto porque dispensa os métodos convencionais de alvenaria na construção, onde a sujeira e lamaceiro estão sempre presentes sendo um sistema industrializado de paredes internas, composto por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado aparafusadas em ambos os lados.
O sistema de vedações em drywall se aplica normalmente no lado interno da obra, mas existe o drywall externo também, variando somente no tipo de estrutura, chapa e acabamento.
A parede construída com chapas de Drywall é oca, e por seu interior passam as instalações que compõem a infra-estrutura de funcionamento do ambiente, como a fiação elétrica, sistemas hidráulicos, de telefonia e outras. Além disso, as chapas de Drywall servem para dividir ambientes internos e são amplamente utilizadas como forro e revestimento.

Instalar uma drywall pode ser fácil, mas as junções entre as chapas exigem um pouco de prática. Algumas pessoas do tipo "faça você mesmo" instalam drywalls e depois chamam um profissional para terminar o serviço.

Cada borda externa precisa de uma cantoneira metálica. As fitas são usadas nas bordas internas. Observação:  fabricantes de drywalls agora usam parafusos em vez de pregos. Compre parafusos na mesma quantidade de pregos que você compraria e consulte o vendedor quanto ao comprimento necessário, pois ele varia com a espessura da drywall. Eles são colocados com uma furadeira, de preferência uma que venha no equipamento da drywall, para que ela "pare" ou escorregue quando o parafuso estiver completamente ajustado. Isto evita o "empenamento" da cabeça dos parafusos. Peça que o vendedor lhe mostre tal furadeira se você ainda não tiver uma.
Instalação:
Colocando a drywall

Sanduíche – A tecnologia das paredes em drywall é como um sanduíche, onde existe uma estrutura interna de aço galvanizado perfilado em “U”, envolvido por chapas de gesso acantonado aparafusados na estrutura, enrijecendo totalmente o produto final.


Estrutura - Uma montagem de paredes, onde são utilizados perfis dobrados em formato “U”, produzidos de chapas de aço galvanizado com uma espessura variada de 0,50mm para mais, dependendo da exigência de resistência mecânica da parede, pé direito e outras relevâncias como resistência ao fogo, umidade, vento, acústica, etc...


Eis como cortar e instalar as chapas:


1ª Etapa: 
construa um par de braçadeiras-T de 2 X 4 numa distância aproximadamente 2,5 cm maior do que a distância do chão até o teto. Pregue as 2 X 4 numa distância de, aproximadamente, 0,9 m de uma extremidade de cada 2 X 4 para formar os Ts. Braçadeiras-T ajustáveis também podem ser alugadas.
 
 
Após ter colocado cada prego, dê mais um pequeno golpe
na superfície para criar uma concavidade, mas sem quebrar a parte de papel da drywall.
 
2ª Etapa: corte as chapas de drywall no tamanho certo. Use uma faca bem afiada e uma régua de pedreiro para cortá-las. Depois de cortar a parte de papel, coloque o quadro sobre uma prancha 2 X 4 ou algum outro tipo de suporte, e pressione a seção marcada para baixo. O gesso quebrará na linha que você cortou. Em seguida, vire a chapa, corte o papel do outro lado e aplaine as beiradas com uma lixa bem áspera.

3ª Etapa: instale as chapas de drywall no teto. Se for possível, tente abranger a largura total com uma única chapa para diminuir o número de juntas. Posicione e calce as braçadeiras-T contra a chapa de drywall, para que ela fique no lugar certo até você terminar de pregá-la.

4ª Etapa:
coloque os pregos em intervalos de 15 cm em todas as juntas cobertas pela chapa. Comece a partir do centro da chapa de drywall. Dê mais uma martelada em cada prego para fundar a superfície levemente, sem

quebrar o papel.

Não é  preciso colocar pregos nas cantoneiras externas
porque a superfície será coberta com a massa de rejuntamento da drywall.
 
5ª Etapa: quando o teto estiver pronto, corte e instale as chapas de parede. Meça cuidadosamente quaisquer incisões na drywall, incluindo tomados elétricas, interruptores ou lustres. Para fazer as incisões, desenhe moldes nelas e use uma serra fina de ponta.
 6ª Etapa: coloque os pregos junto de tachas em intervalos de 15 cm, mas comece a pregar a uma distância de 10 cm do teto. Coloque as lâminas contra as chapas do teto e depois todos os pregos. Pregue as cantoneiras de metal externas para cobrir todas as bordas externas.

 

7ª Etapa: Finalmente a parte final, o acabamento, também chamado de tratamento de juntas consiste na aplicação de uma fita de papel com multicamadas a ser aplicada nas juntas das chapas, eliminando toda e qualquer possibilidade de fissuração. A fita deverá ser aplicada embebida em massa específica para tratamento de juntas do drywall, evitando descolamento da fita. Após a secagem do enfitamento deverão ser aplicadas pelo menos duas demãos adicionais de massa de acabamento sobre a fita, com desempenadeira ou espátulas largas e específicas, com o lixamento alternado entre demãos, suavizando e finalizando-se cada aplicação com o lixamento da superfície tratada.

 
 
 
Alunos:
Thalita Rocha Lima
Rayane Karoline Rocha
Dayvis Junio Maciel
Maria Grazielle
Rafaela Ribeiro
Thais Dutra
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário