terça-feira, 16 de julho de 2013


Mão de Obra Indireta da Construção Civil

A mão-de-obra indireta é composta por todos os profissionais que não põe a mão na massa, ou seja, que o seu trabalho não gera medição financeira, que seu custo está incluso no BDI da obra (não aparece nas composições de preços unitários dos serviços).


Fonte: Pedreirão | Macetes de Construção

 
Gerente de contrato: é o mais alto cargo de uma obra. Ele é o responsável pela relação com o cliente, com a fiscalização de produção e fiscalização de segurança. Sua posição frente a obra, cliente e fornecedores fundamental para o ritmo da obra. Em outras palavras ele é o exemplo a ser seguido. Responde diretamente ao Diretor de obras ou Supervisor de obras, dependendo da hierarquia de cada empresa.

Fonte: Pedreirão | Macetes de Construção

Engenheiro de Produção: é o profissional responsável pelas atividades no campo, por transformar os projetos em obra. Deve ter uma relação próxima com o mestre-de-obras e encarregados e ser profundo conhecedor das técnicas de execução, rotinas e sequência dos serviços. Além disso a equipe de suprimentos também é ligada a ele porque ele que faz a programação de aquisição de materiais com o apoio da equipe de planejamento da obra.
 
Fonte: Pedreirão | Macetes de Construção

Engenheiro de Planejamento: é o profissional responsável pelas rotinas de planejamento e controle da obra. Deve ter uma relação próxima ao engenheiro de produção para que o planejamento seja o mais real e assertivo possível. As atividades de controle, avanço das obras, medição dos serviços executados também são atribuições desse profissional. Em clientes privados nas reuniões semanais de alinhamento, sua presença é fundamental.
Engenheiro de Segurança: é o profissional responsável por todas as atividades de segurança do trabalho na obra. Há rotinas de acompanhamento da execução dos serviços, os serviços de apoio e muito documento para preencher.
Encarregado Administrativo: é o profissional responsável por todas as rotinas administrativas da obra. Deve cuidar das contas a pagar e todas as rotinas financeiras, malotes, contas de serviços básicos (água, luz, telefone, internet, aluguéis), folha de pagamento, acerto de viagens. Faz a gestão do transporte de profissionais, empregadas das repúblicas, etc.
Encarregado de compras: também conhecido como chefe de suprimentos, é o profissional responsável pela gestão da compra de insumos (materiais, máquinas, equipamentos, ferramentas) e também pela gestão das locações e serviços de terceiros.
Compradores: é o profissional responsável pelas cotações, equalização de compras, negociação de compras e fechamento da compra. A gestão do frete também é uma trituição (frete FOB, CIF, data entrega, prazo de produção, prazo e forma de pagamento). Ele deve ser um bom comunicador e conhecer bem as características dos materiais que está adquirindo.
Almoxarifes: é o profissional responsável pela gestão do almoxarifado. Recebimento de materiais, retirada de materiais, controle de estoque, inventário de estoque, lançamento de notas, solicitações de pequenas compras.

Fonte: Pedreirão | Macetes de Construção

 
Técnico de Planejamento: é o profissional responsável pelo suporte ao engenheiro de planejamento, planejando a sequência das atividades da obra, na operação dos softwares de planejamento, acompanhamento da evolução da obra em campo para o avanço físico-financeiro, mapa de medições emitidas, controle de projetos, etc.
Técnico de Segurança: é o profissional responsável por fazer cumprir as normas de segurança do ministério do trabalho, a utilização dos EPIs e alocação correta dos EPCs. Nessa rotina devem ministrar os DDS (diálogo diário de segurança), acompanhar o preenchimento de APRs e, ficar presente full time em serviços de risco de acidente elevado. A gestão do PPRA, PCMSO, PCMAT, treinamentos introdutórios para novos profissionais, controle de ficha de EPIs, controle de poeira e ruído do canteiro, também fazem parte das atribuições do técnico.
Técnico de Qualidade: é o profissional responsável pela gestão do sistema de qualidade da obra, como as fichas de verificação de serviços controlados, controle tecnológico de concreto, aferição de ferramentas (prumo, esquadro, trena, nível de bolha), arquivo e controle de documentos.
 
Fonte: Pedreirão | Macetes de Construção
Auxiliar Administrativo: é o profissional responsável por auxiliar o Encarregado Administrativo em sua rotina.
Auxiliar DP: é o profissional responsável pelas contratações, demissões, advertências e suspensões da obra. Também faz o anúncio de vagas em jornais e revistas. Em caso de audiências no ministério do trabalho pode acompanhar o processo como preposto. O fechamento da folha de pagamento é uma das atribuições mais importantes desse profissional.
Apontador: é o profissional responsável pelo acompanhamento dos cartões de ponto na entrada, saída para o almoço, retorno do almoço e final do expediente. Além do lançamento do ponto na planilha de acompanhamento.

Esses são os profissionais da equipe indireta. A boa comunicação entre esses profissionais é fundamental para o sucesso da obra.


Equipe: 
 
Manuela 
Hyago
Daniela 
Elane
Ralssiely

Nenhum comentário:

Postar um comentário