quinta-feira, 18 de julho de 2013


Fissuração em paredes de Alvenaria, em uma edificação unifamiliar.

Este trabalho é voltado para estudo de um caso patológico real, e os objetivos principais são elaborar o diagnóstico e conseqüentemente um prognóstico e ou recuperação da patologia, será estudado o caso de uma residência familiar, a mesma possui área de 102,08 m² de construção térrea e, com um pavimento superior de área 24 m² de construção, em um terreno medindo 14,00 m x 17,00 m, construída toda em alvenaria, estruturas de concreto nas fundações, pilares, vigas e lajes. Revestimento internos e externos com reboco e pintura acrílica. Pisos internos e externos com cerâmica PEI 4, a iluminação e ventilação natural são através de janelas de correr com vidro temperado/transparentes e trilhos de alumínio. Cobertura em duas águas com telhas de cimento e estruturas de madeira, pé direito de 3,00 metros, situado na Rua 20, Nº 625, Conj. Castelo Branco – Parque 10 – Manaus – AM.

Vistoria:

As fissuras podem se formar por uma série de fatores.
Apresenta Fissura no meio do vão da porta de entrada do terreno - Foto 1.
Apresenta fissuras na vertical, danificando a pintura acrílica com emassamento acrílico – Foto 2.
Apresenta fissura por infiltração no peitoril da janela – Foto 3.
Apresenta trinca vertical no canto da parede da sala de estar – Foto 4

Anamnese:

O projeto arquitetônico e estrutural não se obteve informação de quem foi o responsável técnico e também não se tem informação do responsável técnico da execução e dos funcionários encarregados na aplicação da obra. A obra teve início por volta de 1985, e foi entregue em 1986, as datas exatas não foi possível verificar em tempo hábil. A residência é de alvenaria, a mesma possui área de 102,08 m² de construção térrea e, com um pavimento superior de área 24 m² de construção, como mencionado no capítulo anterior, sendo que a mesma possui 2 quartos, 1 suíte, 1 banheiro, 1 sala, 1 cozinha, garagem para 3 carros.
Edifício foi construído aproximadamente 27 anos antes desta vistoria, Há aproximadamente 3 anos todo o revestimento da fachada, da parte externa e interna da residência foi refeito, e foi corrigido as imperfeições que antes ali possuía.


Diagnostico:

A fissura no meio do vão da porta de entrada do terreno é oriundo a falta de vergas sobre os vãos ou de contra-vergas. (Foto 1).
A fissura vertical na parede do quarto (Foto 2), pode ter sido ocasionado por diversos fatores, como retração/expansão da alvenaria ou argamassa de assentamento, falta de aderência da pintura ou argamassa.
A fissura no peitoril da janela (Foto 3), pode ter sido ocasionado devido a uma má e/ou falta de impermeabilização adequada e de qualidade, ou falha da aplicação da mesma.
Na parte interna, na sala de estar, foi encontrado trincas no canto da parede, geralmente devido à falta de amarração da parede com elemento estrutural como pilar ou outra parede que nasce naquele ponto, ou também falha na aplicação da argamassa. (Foto 4).

Conduta recomendada:

Preencher a abertura da fissura com mástique acrílico. Posteriormente, seguindo um procedimento que assegura um serviço de alta qualidade e confiabilidade, pode-se estruturar a área com a aplicação de uma tela especial a base de fibras de vidro de mono filamento contínuo e posterior pintura flexível com vedapren parede.
É necessário que se aplique uma cobertura de impermeabilizantes e posteriormente uma tinta de qualidade, para que se evite a passagem das intempéries (água da chuva), evitando assim uma possível infiltração.

É preciso amarrar as paredes a uma estrutura como pilares, ou ao inicio de outra parede que ali começa, para combater essas fissuras. Precisa-se instalar nos vão das portas vergas ou contra-vergas.
Como já foi dito, as fissuras e, principalmente, trincas e rachaduras devem ser previamente analisadas antes de se determinar o tratamento a ser adotado. Para isso recomenda-se sempre a consulta a um engenheiro habilitado visto que muitas vezes podem representar manifestações que podem representar problemas estruturais graves.

FOTO 1 - FISSURA NO MEIO DA PORTA

FOTO 2 - FISSURAS NA VERTICAL


FOTO 3 – FISSURA NO PEITORIL






FOTO 4 - TRINCA VERTICAL NO CANTO DA PAREDE






















































































SEDF41
Alunos: 
           Taticesse Ferreira da Silva
           Thiago Coelho de Araujo


Nenhum comentário:

Postar um comentário