quinta-feira, 18 de julho de 2013

Argamassa de revestimento de cal hidráulica e de assentamento.


A escolha de um revestimento, tanto para edifícios antigos como para edifícios recentes, deve ser cuidada de modo a garantir a compatibilidade com os materiais pré-existentes. As argamassas de cal hidráulica, com cal hidráulica como único ligante ou misturado com cal aérea surgem como eventuais argamassas de substituição.
Um dos objetivos deste estudo é a caracterização das argamassas de cal hidráulica tendo em vista a sua aplicação na reabilitação de edifícios antigos e a sua aplicação em edifícios recentes. Outro objetivo consiste em determinar as várias diferenças entre as argamassas de cal hidráulica produzida pelos vários tipos de cal hidráulica presentes no mercado nacional.

Normalmente, as argamassas de cal hidráulica apresentam características intermédias entre as argamassas de cimento e as argamassas de cal aérea.

A retenção de água assume um valor elevado, mesmo quando o suporte é muito absorvente. Isto quer dizer que a perda de água durante a presa é muito lenta, possibilitando a hidratação do ligante. O elevado valor de retenção de água associado às suas características viscosas e plásticas, evita a segregação da argamassa, possibilitando a obtenção de superfícies sem macro fendas uma vez que são suficientemente elásticas, com capacidade de suportarem pequenos movimentos do suporte.                                                                                               
As argamassas de cal hidráulica apresentam baixas resistências mecânicas, quer à compressão, quer à flexão não contribuindo para a degradação mecânica das alvenarias.


Processo de formação

A cal hidráulica natural é obtida a partir da cozedura de calcários que apresentam uma determinada quantidade de impurezas argilosas.




Argamassas para assentamento


As argamassas para assentamento são usadas para unir blocos ou tijolos das alvenarias.

Dependendo do tipo de bloco ou tijolo, podem ser utilizadas diversas técnicas de assentamento com argamassa. Normalmente ela é colocada com colher de pedreiro, mas podem ser utilizadas também bisnagas.
As três primeiras fiadas de uma parede de blocos ou tijolos devem ser revestidas inicialmente com uma camada de argamassa de impermeabilização, que protege a parede contra a penetração da umidade.
Assim é fácil ver que a argamassa se assentamento é uma das mais comuns e básicas das matérias que compõem uma construção, ela acompanha desde a base ate o topo de qualquer construção, seja qual for a altura da mesma.

FORMA PROPORCIONAL DA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO:
ab1


  • Coloque a areia na masseira, formando uma camada de cerca de 15 cm de altura. 

  • Sobre essa camada coloque o cimento e a cal. 

  • Mexa até formar uma mistura uniforme. Faça um monte com um buraco no meio (coroa). 

  • Adicione e misture a água aos poucos, evitando que ela escorra para fora da coroa. Misture até que toda a massa fique homogênea e plástica.

Alem de ser um material bem simples de se fazer, é bem simples também de se aplicar em uma construção, é a matéria básica de toda construção feita de alvenaria.



https://www.youtube.com/watch?v=il2NEXdsSMI


Grupo:
Jonathan Batista Gama
Silas Alves
Caio Gabriel
Gabriel Jacinto Sá
Mikael Jamil

Nenhum comentário:

Postar um comentário